sábado, 12 de junho de 2010

O Futuro do Século XXI

O futuro do século XXI é algo preocupante, é algo que nos afecta a todos, pois é o nosso futuro. Também é algo díficil de falar, pois sendo o futuro ninguém pode saber ao certo o que acontecerá. No entanto, as previsões não são nada agradáveis. Fala-se de aquecimento global, de crises económicas e de guerras mundiais. Fala-se de fome e de sede, fala-se de sobrepopulação e de infertilidade ao mesmo tempo. Fala-se de tanta coisa, que perante tantas teorias uma pessoa coça a cabeça e limita-se a escolher uma na qual acreditar.O futuro do século XXI tanto pode ser uma idade de ouro como uma idade das trevas. Com tantos avanços cíentificos, é fácil acreditar num amanhã melhor, em que coisas como comida geneticamente modificada acabem com a fome ou operações de paz da ONU acabem com guerras em países sem nome do outro lado do mundo. No entanto, a humanidade tem andado há séculos a atacar a Natureza, a tentar controlá-la, a tentar domá-la para os seus fins egoístas e para tornar a sua vida melhor sem se importar com o que afecta. O que acontecerá quando a Natureza decidir enxotar a humanidade da face da terra? É isso que me preocupa, porque por mais avançados que sejamos, não podemos sobreviver se a própria natureza da qual dependemos se vira contra nós. Aquilo que penso que acontecerá no futuro é uma destas três coisas:

Uma é que se vai continuar com este fluxo incessante de avanços em numerosas áreas, indo a sociedade mudando com o tempo e adaptando-se às novas descobertas, como sempre fez. A vida continua normalmente.

Outra é que a Natureza se vira contra nós, causando um longo período de caos, pois se o que se prevê for verdade, o mundo como o conhecemos acabaria rapidamente, trazendo o colapso da sociedade.

E por fim a hipótese mais grave e mais negra que vejo é a de uma possível terceira guerra mundial. Isto na minha opinião seria a mais grave das possibiliades, pois uma guerra desta magnitude usando armas nucleares causaria não só o colapso da sociedade devido à guerra mas também do próprio clima devido ao Inverno Nuclear. Como iria a humanidade sobreviver se estivesse em guerra com a natureza e consigo mesma? Boa pergunta, que só o futuro poderá responder.

2 comentários:

  1. Falta uma hipótese: a da extinção de algumas etnias e a dominância de quatro: árabe, chinesa, indiana e sul-americana.

    ResponderEliminar
  2. Bem ao ritmo que isto está vai deixar de haver Portugueses. Houve apenas 100 mil nascimentos em 2009. Numa população de 10 milhões, apenas 100 mil nascimentos. E obviamente que morreram muitas mais

    ...
    ...

    Apenas aqui onde vivo há 40 mil pessoas, e prevê-se que a taxa de natalidade diminua drasticamente nos próximos anos, ainda por cima com as dificuldades financeiras, etc etc.

    Devíamos começar a por os bebés em museus =D são uma raça em extinção xD

    ResponderEliminar